Top Social

As pulgas

8.5.12
SAÚDE| A propósito das pulgas, isto deve ser conhecimento do senso comum sem menosprezar quem possa não saber o que são aqueles pequenos sugadores saltitantes. Ora bem, têm três pares de patas e ao invés da carraça, a pulga é saltitona.

Um cão pode receber pulgas através do contacto directo com outro animal infestado ou quando permanece em locais onde estiveram animais com pulgas. Grande parte do ciclo de vida da pulga desenvolve-se no solo, no chão, em mantas, alcatifas, sofás, etc. Consequentemente, a higiene numa casa com cães deve ser pormenorizada. Embora a maior incidência seja durante os meses da Primavera e Verão, devemos ter em conta que os sistemas de aquecimento e as alcatifas garantem condições favoráveis ao desenrolar do ciclo de vida da pulga. Consequentemente, a prevenção deve ser feita durante todo o ano.

A pulga não gosta de comida que não tenha o melhor do mundo, por isso mesmo dedica-se inteiramente ao sangue que sugam através da pele do animal. As zonas mais propicias e com melhor clima para habitarem são nas regiões do lombo, dorso, abdómen e do períneo. Nos cachorros podem encontrar-se também no pescoço e cabeça.

Existem cerca de 2000 espécies diferentes, sendo que a Ctenocephalides felis felis é a mais comum, tanto em gatos como em cerca de 90% dos cães.

O que é que elas podem provocar?
  • Podem causar prurido e dermatite, como reacção alérgica do cão à saliva das pulgas.
  • Quando a infestação é muito grande, pode provocar anemia e morte dos animais jovens.
  • São transmissores de outros parasitas, como o Dipylidium caninum - este parasita causa uma zoonose.
Como ver se o meu cão tem pulgas?
Ao observar meticulosamente a pelagem do cão, poderemos vê-las a refugiarem-se. Também se podem observar os excrementos das pulgas na pelagem que parecem pequenos pontos negros.
Se o cão desenvolver uma alergia à picada da pulga, vai apresentar prurido intenso e mostrar-se inquieto e mais tarde poderão aparecer as lesões cutâneas (principalmente na região do dorso, junto à base da cauda), como a perda de pêlo e escoriações, causadas pelo autotraumatismo.


Não se esqueça de prevenir qualquer visita destas senhoras.

4 comentários on "As pulgas"
  1. Boa tarde Joana,

    Tenho duas cadelas labradoras e uma delas surgiu-me cheia de pulgas. Admito que tivesse sido pelo contacto com outros cães no verão. Sucede que está cheia de prurido na barriga, coça-se constantemente e já tem 2 feridas com sangue junto à cauda. Aflito fui com ela ao veterinário. Raparam-lhe o pelo nas zonas feridas, colocaram-lhe, para aliviar as dores, uma pomada a ser passada uma vez ao dia e está a tomar antibiótico.
    Até ai tudo bem, e esperemos que passe.
    No entanto não fico descansado uma vez que elas andam dentro de casa e gostaria de limpar e desinfectar os locais onde normalmente se deitam, seja em cima de mantas, soalho ou até mármore.
    O que me aconselha colocar para esta limpeza e erradicação desta “praga”?
    Muito obrigado,
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Miguel,

      O primeiro passo é sempre desinfectar devidamente o animal. Se esse passo está concluído, passemos à desinfecção das zonas.

      O mais interessante é que pesquisadores americanos descobriram que o aspirador de pó combate as pulgas do mesmo jeito que qualquer outro veneno! O uso do aspirador é tão eficiente que chega a matar 96% das pulgas adultas e 100% das mais novas e a metade dos ovos. O tipo de pulga estudada pelo pesquisador Glen Needham foi a Ctenocephalides Felis ou a pulga de gato, a mais comum. Ao que parece as pulgas somem devido ao estrago causado pelo aspirador quando elas são sugadas para dentro do saco de pó.

      1.Aspirar muito bem todos os compartimentos, especialmente os que são revestidos de tapetes e de carpetes. A aspiração consegue eliminar metade dos ovos existentes.

      2.Limpar muito bem todos os espaços a que os animais têm acesso.

      3.Usar produtos encontrados no mercado em forma de spray ou em pó para eliminar as pulgas adultas e também contra o desenvolvimento dos ovos, larvas e pupas. Muitos destes produtos são altamente tóxicos. Evitar que o cão aceda ao local da desinfecção durante as próximas horas. As pulgas têm especial preferência por zonas sombrias, escuras e frias. Para desinfecção da casa aconselho o Spray da Bayer (http://www.bayerpet.com.br/produtos/amigo.aspx?especie=1&categoria=7).

      4.Lavar bem, a quente, tudo o que é usado habitualmente pelo cão e que seja susceptível de reter os ovos e as larvas, como camas, mantas, etc.

      5.Lavar também toda a roupa de cama da família.

      Desejo as melhoras da pequerrucha.
      Espero ter sido útil,
      Joana&Lucas

      Eliminar
    2. Joana,

      Muito obrigado pela pronta resposta. Muito útil e já hoje iniciarei as "manobras".

      Parabéns pelo excelente trabalho já realizado e muitas felicidades para o Mundo do Lucas :)

      Miguel

      Eliminar
    3. Boa noite, Miguel,

      Obrigada pelos elogios tecidos por si. Acredite que são essas "recompensas" que nos fazem continuar a trabalhar.

      Agrademos a sua visita e esperamos contar mais vezes consigo,
      Joana&Lucas

      Eliminar