Top Social

As cadelas têm relógio biológico?

19.10.12

Cães| Os cães não formam associações de apoio para lamentar as incapacidades ou as oportunidades perdidas para se reproduzirem, mas as gravidezes psicológicas não são invulgares nas cadelas. As razões subjacentes são hormonais, não emocionais.

As gravidezes psicológicas incluem aninhar-se com frequência, adoptar objectos como um peluche e produzir leite. Algumas fêmeas tê um aspecto físico que se assemelha a uma gravidez e pode até ter sintomas de parto. Este sintomas tornam-se visíveis três a seis semanas depois do cio, e são causados por uma anomalia no ciclo hormonal.

Se os sintomas forem ligeiros, a situação resolve-se naturalmente dentro de três semanas. Talvez se sinta tentado a pôr compressas mornas na barriga ou a tapar o abdómen de forma a impedir o derramamento de leite pela casa, mas tal não é aconselhável, já que qualquer estimulação do tecido mamário intensifica a produção de leite.

Se os sintomas persistirem, o seu veterinário deve intervir. Depois da falsa gravidez, a fêmea poderá ser operada, evitando futuras falsas gravidezes - e verdadeiras também, claro. Depois do procedimento cirúrgico, há a garantia que a sua cadela esquecerá de vez os filhotes que nunca teve.

Para ler mais sobre a esterilização da sua cadela, leia mais aqui
2 comentários on "As cadelas têm relógio biológico?"
  1. Tenho conhecimento deste tipo de situação, nunca assisti a nenhum, mas sabia que as cadelas podem ter gravidezes psicológicas..

    Muito boas informações acerca do assunto :)

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Seja bem vinda ao nosso blogue.
      Ainda bem que conseguimos passar a informação a quem nos lê.

      Já agora, passamos pelo seu CÃOtinho e gostamos imenso. O Lucas manda lambidelas para o Charlie.

      Beijo,
      Joana&Lucas

      Eliminar