Top Social

Os cães podem ficar deprimidos?

17.10.12
Ontem ouvi uma senhora dizer que tinha ido a um determinado veterinário com o seu cão, e que o mesmo lhe tinha recomendado a ida a um psicólogo com o cão porque o animal estava com uma depressão. A senhora tinha ficado muito ofendida e incomodada. Perguntava-me a senhora: "A Joana acha isto normal? Um cão com depressão? Levá-lo ao psicólogo?". O que expliquei à senhora foi algo tão simples como passo a descrever.

A amplitude emocional de um cão não é muito extensa ou profunda, por essa razão quando um cão parece ter sinais de depressão, letargia, perda de apetite, alterações nos hábitos de sono, o mais provável é que o problema seja físico, não mental.

A psicologia canina deve ser vista como uma pseudociência, sendo que é mais fácil de ser vendável que a própria ciência. O maior desafio de qualquer psicólogo canino é provar que a psicologia canina existe dado ter de passar por toda a rigorosidade da metodologia cientifica.

Ainda assim, não se pode negar o facto de já imensos amantes de cães já terem observado uma expressão de pesar nos animais que acabaram de perder um membro da família. Os exemplos mais conhecidos são o de Hachiko e de Greyfriars Bobby. A história de Hachiko pode ser lida aqui. Quanto ao caso de Greyfriars Bobby, um Skye Terrier que visitou a campa do seu dono na Escócia, diariamente, durante catorze anos, até à sua própria morte em 1872. Existe uma tese que defende que o facto de algumas pessoas terem reparado no comportamento do Skye Terrier e o compensarem com comida e abrigo, pode ter sido um factor decisivo para a continuidade desse comportamento. Contudo, não estragando uma boa história e focando-nos no facto de a visita diária do pequeno ser meramente devida à ausência do seu dono. Portanto, parece que sim. Parece que alguns cães reagem emocionalmente à perda de um ente querido, seja ele humano ou animal.

Conquanto, os cães uma capacidade extraordinária de se adaptarem às mais diversas situações.  Pensemos nas instituições de acolhimento. Consegue imaginar quanto tempo uma pessoa teria de fazer terapia se fosse subitamente retirada do seio familiar e integrado noutro seio familiar? Embora existam casos de cães com adaptação difícil, com comportamentos de ansiedade e destrutivos quando ficam sozinhos, muitos recuperam desse período e tornam-se em pouco tempo felizes membros da família.
2 comentários on "Os cães podem ficar deprimidos?"
  1. Em relação a depressão não sei até que ponto os cães a possam sentir, no entanto em relação a casos semelhantes ao hichico a tristeza existe nos cães e tenho um exemplo dela.

    Tenho 2 cadelas das quais uma delas se juntou a nós quando ainda bebé (8 semanas) a mais velha, agora com 8 anos encontra-se cega devido a cataratas e a vinda da mais nova foi mesmo para lhe fazer uma maior companhia... A verdade é que elas são agora inseparaveis. 1 mês depois da pequena vir para casa teve de ser internada por 2 dias devido a problema intestinal.. a verdade é que a mais velha, até hoje uma cadela forte e sempre cheia de forma (como é tipico dos labradores) não comeu durante esses dois dias com "saudades" da pequenita... Quando a viu novamente de regresso digo sinceramente que vi a maior alegria na cara dela que algum vez me recordo, se ela era raro saltar nessa altura deu verdadeiros saltos de alegria..

    Se os cães podem sentir estes sentimentos porque não poderão estar deprimidos ou abatidos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      A resposta para essa pergunta é sim a ausência da sua cadela pode ter afectado a outra que ficou sozinha. A ausência de rotina (vê-la, cheirá-la, brincar com ela)pode ter levado a sentir-se triste.

      De acordo com Alexandre Rossi, especialista em comportamento canino:

      “Da mesma maneira que os seres humanos, qualquer mamífero pode ficar deprimido. Nos animais de estimação, por exemplo, um dos principais sintomas é a falta de interesse pelas actividades rotineiras: comer, passear, brincar...

      A causa da depressão pode ser genética ou causada por doenças, como viroses. Manter um animal isolado do carinho do dono ou preso em um ambiente pequeno e sem estímulos para brincar e interagir com as pessoas também pode desenvolver uma depressão. E você sabia que até mesmo o estado depressivo do dono pode afetar o animal? Pois é!"

      Esperamos tê-lo ajudado.
      Um beijo,
      Joana&Lucas

      Eliminar