Top Social

Porque é que alguns cães se agacham e fazem chichi quando vêem certas pessoas?

4.2.13
Patas&Focinhos Fotografia
Cães| Ficaria encantado se um pequeno mamífero entusiasmado perdesse o controlo da bexiga na sua presença? Certamente que não. O cão que oferece uma poça quando cumprimenta está longe de ser o chico-esperto que alça a pata a desconhecidos.

Tenha em atenção que um cão cujas saudações se traduzem em urina, não está a esquecer-se das regras nem com necessidade de afirmação, apenas demonstra um gesto de submissão através da urina. Pode-se  observar este tipo de comportamento em cães jovens, tímidos e sossegados. Este comportamento pode acontecer quando cumprimenta uma visita ou um membro da família, ou quando está a ser repreendido.

Lembre-se que se o seu cão tiver tendência para urinar assim que vê o dono entrar em casa, não deve repreendê-lo. Não é uma atitude justa, nem construtiva. Tanto os cães como os lobos usam o urinar submisso para garantir a ordem na matilha: um jovem animal ou hierarquicamente inferior rebola-se e liberta urina de modo a reconhecer o posto mais elevado de um membro. Entenda o comportamento como "Tu é que mandas e eu sei disso" ou "Ah, já me esquecia, por favor não me trates mal".

A maturidade física e emocional de um cão pode ser a solução do problema, contudo o tempo pode não ser o suficiente. Estes cães precisam de ver a sua autoconfiança reforçada e é fundamental garantir junto de um veterinário que não se trata de um problema físico. Tente que o cão adopte um postura mais calma atrasando os "cumprimentos". Adopte uma postura menos ameaçadora - em vez de estar numa posição tão vertical, coloque-se ao nível do pequeno. Fale baixinho e deixe que seja ele a tomar a iniciativa de vir ter consigo.

Experimente afagá-lo primeiro no queixo e não na cabeça e evite olhar-lhe directamente nos olhos, pois pode ser intimidante para os cães mais acanhados. Assim que encontrar a saudação ideal para prevenir chichi, poderá reforçar a autoconfiança do seu cão acrescentando, de forma gradativa, entusiasmo às saudações. 
Post Comment
Enviar um comentário