Top Social

Porquê que alguns cães enlouquecem quando vêem pessoas de farda?

25.10.12
Patas&Focinhos Fotografia
Cães| Não são apenas as mulheres que deliram quando vêem homens de farda! Então o que é as pessoas fardadas têm para transformar o mais afável canino no destemido Chuck Norris? Segundo especialistas em comportamento canino, eles aprendem esta rotina agressiva.

Tomemos o exemplo mais conhecido - o carteiro. O carteiro aparece à porta todos os dias e sensivelmente à mesma hora. O cão late para alertar a família e para sugerir que um estranho está prestes a invadir território protegido (pelo cão).

E depois o carteiro vai-se embora! Do ponto de vista do cão, o aviso foi tão bom que conseguiu pôr o carteiro a seguir caminho. O cão não entende que o carteiro vai até outra casa. Entende, sim, que latiu e isso afugentou o carteiro.

À medida que o tempo vai passado, o comportamento vai ficando mais vincado. Já que se ele emite a mensagem ao receptor, mas ele teima em não se manter afastado.

O cão vai ficando mais irritado e a probabilidade de morder aumenta. A médio prazo, esta reacção estende-se a todas as pessoas fardadas. No interesse de ambas as partes (donos dos cães e pessoas fardadas), os donos são aconselhados a refrear ou a educar os seus cães de forma a não acontecerem acidentes evitáveis. 
Post Comment
Enviar um comentário