Top Social

Será a castração a solução?

16.1.13
Patas&Focinhos Fotografia
Saúde| Pela mesma razão que os jovens adolescentes têm comportamentos, no mínimo, inexplicáveis, também estes pequenos adolescentes caninos se lançam à descoberta dos brinquedos, nomeadamente dos peluches.

A castração é um dos métodos de esterilizar conduzindo à redução do instinto sexual - agressividade, marcação de território e vontade de passear, mas não impede o pequeno de desejar imenso uma relação mais intima com a sua almofada/peluche. Entende-se por castração, nos machos, o retirar os testículos, o que vem a contribuir para reduzir, no que diz respeito ao comportamento, a agressividade motivada por excitação sexual constante, a fuga de cães, a demarcação territorial (xixi fora do lugar) e o "agarramento" na perna das pessoas. Existem outros métodos, como por exemplo a vasectomia (machos) e a laqueação/secção das trompas (fêmeas). Ambos os procedimentos não removem os órgãos sexuais, apenas interrompem os canais reprodutivos. levando à infertilidade. Assim, o animal pode acasalar normalmente, só não são capazes de procriar.

Será a castração a solução?

Saber se castração é a solução para estas demonstrações sexuais do "safado" não é só entender o que significa este procedimento cirúrgico. Significa entender as várias variáveis que se encontram subjacentes a ele. As associações de animais acreditam piamente que é uma forma de controlar a população canina, daí pedirem a esterilização do animal  a adoptar. Contudo, cada caso é um caso. E se o cão A pode ser submetido a uma cirurgia, o cão B pode não ser.

Existe um artigo da Drª Margaret V. Root Kustritz, denominado de Determining the optimal age for gonadectomy of dogs and cats, onde se discute o melhor momento para realizar a castração de um animal. De acordo com a autora, a castração será indicada entre os 3 e os 6 meses. Entretanto, a sua opinião mudou, considerando que o ideal é entre os 6 e os 9 meses, tendo em consideração que as fêmeas devem ser esterilizadas antes do primeiro cio. É referido que existe maior probabilidade de complicações quando a rapaziada tem menos de 2 anos, excluindo o caso dos cães de trabalho e das fêmeas. No primeiro caso, o procedimento pode ser feito em qualquer idade já que tal não os afecta. No segundo caso, estas podem ficar mais agressivas após o processo devido à diminuição de estrogénio e ocitocina.

Já num outro artigo Long-Term Health Risks and Benefits Associated with Spay / Neuter in Dogs, Laura J. Sanborn admite a existência de um lado negativo e um lado positivo na esterilização dos machos e fêmeas.

Aspectos positivos da castração dos machos 
  • Elimina o risco pequeno (provavelmente de 1% <) de morrer de cancro de testículo; 
  • Reduz o risco de cancro de próstata; 
  • Reduz o risco de fístula perianal; 
  • Possivelmente reduzir o risco de diabetes (dados inconclusivos). 
Aspectos negativos da castração dos machos 
  • Se for feita antes de 1 ano de idade, aumenta significativamente o risco de osteossarcoma (cancro nos ossos), sendo este um cancro comum em raças de porte grande e médio; 
  • Aumenta o risco de hemangiossarcoma cardíaca em 1,6x; 
  • Triplica o risco de hipotireoidismo; 
  • Aumenta o risco de disfunção cognitiva geriátrica progressiva; 
  • Triplica o risco de obesidade, um dos problemas de saúde comuns em cães com muitos problemas de saúde associados; 
  • Quadruplica o risco pequeno (<0,6%) de cancro de próstata; 
  • Duplica o risco pequeno (<1%) dos cancros do trato urinário; 
  • Aumenta o risco de doenças ortopédicas; 
  • Aumenta o risco de reacções adversas a vacina. 
Aspectos negativos da esterilização de fêmeas 
  • Se for feita antes de 1 ano de idade, aumenta significativamente o risco de osteossarcoma (cancro nos ossos), sendo este um tipo de cancro comum em raças maiores, com um prognóstico pobre; 
  • Aumenta o risco de hemangiossarcoma esplénico por um factor de 2,2 e hemangiossarcoma cardíaco por um factor de > 5, que é um cancro comum e principal causa de morte em algumas raças; 
  • Triplica o risco de hipotireoidismo; 
  • Aumenta o risco de obesidade, em 1,6-2x; 
  • Causa incontinência em 4-20% das cadelas; 
  • Aumenta o risco de infecções persistentes ou recorrentes do trato urinário em 3-4x; 
  • Aumenta o risco de dermatite vaginal e vaginite, especialmente para fêmeas castradas antes da puberdade; 
  • Duplica o risco pequeno (<1%) de tumores do trato urinário; 
Na nossa mais sincera opinião, a castração deve ser um procedimento a usar com muita cautela e a ser usado em casos devidamente estudados tendo em conta as variáveis: socialização, passeio, ser "filho único" ou com mais irmãos. Há que pesar os prós e os contras, tendo sempre em mente que toda a cirurgia é um risco. Não é porque se tem um cão de raça pura que se vai deixar cruzar. Antes de tomar a decisão acerca da castração do seu cachorro, procure sempre a orientação de um profissional veterinário da sua confiança.

3 comentários on "Será a castração a solução?"
  1. I'm not a vet but it stands to reason that removal of all testosterone would have health implications - which is why I advocate for vet acceptance of Esterilsol by Ark Science. It neuters a dog with an zinc injection applied directly to each testicle while keeping up to 40% of testosterone in play for bone and organ health.

    But, please also consider that unneutered and unspayed animals are responsible for giving birth to offspring that can often die of neglect, abandonment and abuse after being given away, or the litter displaces other unwanted dogs already in existence by competing for loving homes. The generally safe process of spaying or neutering your dog responsibly reduces the general population's death toll.

    Now how do I say that in Portuguese?

    Thanks for taking part in Blog the Change!
    Kim Clune
    BTC4animals.com
    ThisOneWildLife.com

    ResponderEliminar
  2. I echo Kim's sentiments as she's expressed them. By the same token, you should be commended for you've taken time here to provide a detailed account of the pros and cons of sterilization.

    Just as in most things, there may not be easy answers, but surely we will come to an understanding of how we can best help our furry friends. Thank you for blogging the change for animals!
    Kim Thomas
    Team BtC4A

    ResponderEliminar
  3. Thank you for participating in Blog the Change Day and for sharing the pros and cons of castration. This is obviously a decision that must be made in consultation with your veterinarian. However, I do agree that not sterilizing your pet increases the likelihood of unwanted pregnancies adding to the population of homeless animals. Non-surgical sterilization may prove an important step forward in reducing the number of homeless pets, while decreasing the risks of surgical sterilization.

    Vicki Cook
    BTC4A

    ResponderEliminar