Top Social

Quem corre por gosto ...

30.8.13

No próximo dia 14 de Setembro vai acontecer a Maratona do Cão, promovida pelo Continente, que tem como objetivo promover a União Familiar, na qual o cão desempenha um papel fundamental.

Onde?
Parque da Cidade do Porto.
A Maratona do Cão é o primeiro grande evento que combina atividade física e lazer destinado a dois públicos diferentes, os donos e os seus melhores amigos, os cães. Um dia inteiro repleto de actividades pensadas especialmente para o seu cão: workshops, demonstrações e passatempos. Os mais destemidos podem sempre pôr a teste as suas habilidades numa das duas provas do evento, a Caminhada Canina e a Corrida Canina.

Quando?
Parque da Cidade do Porto - 14 de setembro de 2013

O site da Maratona do Cão está AQUI e tudo o que os melhores donos do mundo têm que fazer é inscrever os vossos heróis numa das provas (caminhada ou corrida canina). As inscrições já estão abertas!

A procura incessante por um estilo de vida mais saudável não é restrita aos humanos. também o cão tem direito a viver mais e melhor. No contexto actual, onde as pessoas vivem cada vez sob mais stress, em ambientes fechados e com menos disponibilidade para socializarem, há que contrariar esta tendência e promover a partilha de momentos recreativos com os nossos amigos de quatro patas.

Uma corrida com companhia é motivação extra, e se for de quatro patas, tanto melhor. Correr com o seu melhor amigo de quatro patas deixará a corrida mais divertida e diferente e cumprirá a saudável função de fazer o seu cão gastar energias. Todo e qualquer cão saudável pode acompanhar o dono nos passeios e caminhadas, mas se o objectivo é correr saiba que existem raças mais adequadas para esse nível de esforço físico. O seu pug ou um sem raça definida pequeno são bastante simpáticos e adoráveis, mas sendo cães com patas curtas, irá limitar a passada do dono. Não é agradável ver o dono a arrastar o patinhas de forma a ver a sua passada acompanhada.

Cães de porte médio são perfeitos para acompanhá-lo na corrida. Labrador e Golden Retriever, Pastores e Borders darão conta do recado. Se o seu cão não é de raça, não pense que será colocado de parte. Com o tamanho semelhante aos referidos dará um excelente parceiro de corridas. Já a escolha de cães de porte grande como São Bernardo ou Dogue Alemão, poderá não ser a melhor escolha devido ao seu peso e ao impacto da corrida nas suas articulações.

Se o seu cão está um bocadinho mais pesado, considere a hipótese de o submeter a um plano de restrição alimentar antes de o transformar num Usain Bolt. Cães muito jovens ou muito velhinhos devem ser poupados à carga de esforço que uma corrida comporta. Cadelas gestantes ou a amamentar, também deverão ser poupadas.

O cão deve saber acompanhar o dono durante a corrida, de forma a evitar sair disparado e causar lesões na coluna. 

Se decidiu começar a correr acompanhado pelo seu cão, não o faça correr 10km de um dia para o outro. Ainda que ele possa ter predisposição para tal, lembre-se sempre que é melhor aumentar a distância gradualmente. Respeite sempre o ritmo do seu patusco. Se, durante a corrida, tentar parar ou precisar de fazer as necessidades (não se esqueça dos sacos para recolha dos dejectos), dê abertura para que isso aconteça. Se arfar em demasia e procurar uma sombra, talvez seja melhor parar e descansar. 

A cada intervalo de 15 -20 minutos de corrida o seu cão deve ser hidratado com água fresca. É necessário ter bom senso e respeitar sempre os limites do seu cão, se seguir esta dica, com o tempo começará a entender qual a forma mais prazerosa de correr para ambos.

A escolha da coleira e trela é discutível. É importante manter o cão o mais próximo possível de si durante a corrida, isto vai permitir-lhe um maior controlo sob o cão. Nunca corra com o seu cão solto, além de ser proibido, pode tornar-se numa situação complicada. Já se sente preparado para iniciar a corrida com o seu melhor amigo? Ainda não? E se lhe disser que a corrida será benéfica para ambos?
  1. Melhora o condicionamento físico do cachorro e também do dono 
  2. Evita problemas de excesso de peso 
  3. A actividade física liberta no animal hormonas relacionadas com o bem-estar 
  4. Reduz o nível de stress e ansiedade muito comum nos cães que vivem nas grandes cidades 
  5. Estimula o relacionamento entre o dono e o cão 
  6. Promove a socialização com outros animais e outras pessoas 
  7. Forma um novo círculo de amizades entre os que gostam de cães 
  8. Estimula a obediência do seu pet de forma positiva 
  9. Aprimora os reflexos e rapidez tanto do cão como do proprietário 
  10. Oferece mais razões para estarem juntos
Todas as informações assimiladas? Agora chegou a altura de mostrarmos que somos atletas e deixar os nossos patinhas mais felizes do que miúdos a caminho do Disney World.

Onde?
Na Maratona do Cão. Trata-se do primeiro grande evento que combina atividade física e lazer destinado a dois públicos diferentes, os donos e os seus melhores amigos, os cães. Um dia inteiro repleto de actividades pensadas especialmente para o seu cão: workshops, demonstrações e passatempos. Os mais destemidos podem sempre pôr a teste as suas habilidades numa das duas provas do evento, a Caminhada Canina e a Corrida Canina.

Quando?
Parque da Cidade do Porto - 14 de setembro de 2013

O site da Maratona do Cão está AQUI e tudo o que os melhores donos do mundo têm que fazer é inscrever os vossos heróis numa das provas (caminhada ou corrida canina). As inscrições já estão abertas!


Vamos embora dog lovers!
O Mundo do Lucas vai fazer a cobertura a partir da Maratona do Cão ♥
Post Comment
Enviar um comentário